Oi gente.

Quem é fã de kpop deve estar sabendo da triste notícia: Kim Jonghyun, do grupo Shinee, foi encontrado inconsciente em sua casa, levado ao hospital, mas declarado morto em 18 de Dezembro de 2017. Minhas sinceras condolências à família, aos membros do Shinee, amigos e fãs.

Não, eu não sou Shawol, mas fiquei muito triste com a notícia. Shinee foi o primeiro grupo de kpop que ouvi na vida e, a partir dele, comecei a gostar da cultura coreana. Eu não sei os nomes dos membros e conheço poucas músicas deles, mas gosto dessas poucas. No entanto, você não precisa ser mega fã de kpop para saber o quanto esses idols se esforçam tanto para levar alegria aos fãs, não é só talento - que eles têm de sobra - é também muito esforço e dedicação, mais do que muitos de nós suportaríamos com um sorriso sempre no rosto.

De acordo com o site Koreaboo, a irmã dele teria recebido uma mensagem dele dizendo, "Tem sido muito difícil pra mim até agora. Por favor, me deixe ir e me diga que eu trabalhei duro, último adeus." às 16:42, ela teria reportado à polícia que seu irmão estava prestes a cometer suicídio, eles foram até a residência dele em Chungdam e encontraram Jonghyun inconsciente e briquetes de carvão queimados dentro de uma frigideira (indicativo de suicídio por monóxido de carbono). A Emergência o levou rapidamente ao Hospital Universitário de Konkuk, mas não conseguiram reverter a situação.

Eu não era uma fã, mas as pessoas dizem que ele já sofria de depressão há algum tempo (Isso me fez lembrar do caso com o TOP do Big Bang alguns meses atrás, lembram que ele foi parar no hospital? Algumas pessoas se perguntaram se teria sido uma tentativa de suicídio.) A última postagem de Jonghyun no Instagram também parece ter sido um último pedido de socorro, ou uma despedida (imagem abaixo). Muito triste pensar que as empresas não conseguem cuidar e dar suporte o suficiente para eles... Espero que esses acontecimentos sirvam de aviso para que pensem melhor em como tratam "seus idols" e, assim, possam ajudá-los quando situações desse tipo cheguem perto de acontecer.
Tive um pensamento enquanto me encolhia
sozinho no quarto escuro
Quando você pode se arrepender
de deixar todos irem.
Ter os suspiros e feridas insones
parando agora.
Eu rezo apenas para que você não esteja com dor/mágoa
Eu apenas espero que você seja feliz.

Por favor, não tentem ficar sozinho na escuridão.
Não torture a si mesmo.
Não se torture.
Por favor.

Gente, não são só idols que ficam nessa situação. Depressão e Ansiedade são transtornos que só crescem nos dias de hoje e cada um de nós deve conhecer pelo menos uma pessoa que sofra com isso. Sabem aquelas pessoas que estão sempre tristes e cabisbaixas? Não se trata só delas. Nem todo mundo que sofre de depressão demonstra essa fato, muitos estão sorrindo e brincando diante dos outros, escondendo o que sentem o máximo que podem. Portanto, por favor, nunca digam que é uma besteira sem saber se aquela pessoa sofre ou não de um desses transtornos, pois isso pode inibi-la, dificultando, assim, que ela procure ajuda por pensar que o que ela sente é uma besteira. Ninguém gosta de ouvir um "Ah, isso nem dói!" quando está sentindo uma dor imensa, certo?

É normal sentir-se deprimido uma vez ou outra, mas a persistência desse sentimento pode indicar um transtorno. Portanto, se você se sente triste a maior parte do tempo ("não sei porque..."), se sua autoestima está se arrastando no chão, se não sente mais ânimo em fazer coisas que você adorava fazer, se sente vontade de chorar do nada e sente "um vazio" existencial e, no pior dos casos, sente vontade de desistir de tudo... Se você tenta fazer de tudo para se livrar desses sentimentos e sensações, mas nada está dando jeito, por favor, procure ajuda. E não perca tempo só pensando em fazer isso, pois esse tempo é precioso. Então é melhor evitar (mais) um arrependimento mais tarde, não acham?

Se você sente essas coisas, procure ajuda de um psiquiatra e faça terapia porque a depressão não vai se curar sozinha (e nem transtorno de ansiedade, transtorno bipolar...). Não tenha vergonha do que os outros possam pensar - eles que se danem - o importante é você ficar bem. Ah, e se conhece alguém em situação parecida, aconselhe essa pessoa a fazer o mesmo; se você tiver paciência, empreste seu ouvido para ela por um tempinho, quem sabe isso não faz ela se sentir melhor, não é? Sigam o conselho da Unnie Lena aqui, eu sei do que estou falando. ^^"> hehe

Pessoas que pensam em fazer o mesmo que Jonghyun, Chester (de Linkin Park) e muitos outros fizeram, estão dando um sinalzinho disso, então vamos tentar enxergar esse sinalzinho. Vamos ao menos tentar ajudar pessoas a manterem seus sorrisos.

Aqueles que são religiosos (e os que não são, mas estiverem a fim), façam uma oraçãozinha pelo Jonghyun, família e amigos, ok? Não precisa largar tudo e se ajoelhar, qualquer pensamento bom já ajuda. (°◡°♡).:。


Agradeço a todos que leram tudo isso. XD
Beijos~         
Lena.

16 Comentários

  1. Quando eu acordei hj de manhã, minha irmã me perguntou se eu era fã do Shinee, então eu respondi que sim, e ela me deu essa notícia, e eu fiquei muito triste e mesmo tento passado pra segunda fase da fuvest, eu não consegui ficar feliz, eu realmente espero que ele esteja em um lugar melhor e feliz. Gostei muito do seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... Fiquei horas só pensando no que escrever.
      Eu acredito muito no Espiritismo e, ao nosso ver, suicídio nenhum tem um bom resultado... Por isso todos nós devemos rezar muito por ele, assim ele vai estar melhor logo, logo. (De acordo com minha crença.)

      Excluir
    2. Eu também acredito sigo a doutrina espírita, suicídio é a pior saída. Fiquei muito triste com a notícia, mas como você disse, cada bom pensamento da ele um alívio.

      Excluir
  2. Assim como eu você, eu ouvi SHINEe. Foi um dos grupos favorito meus a ser ouvido. Nossa, eu os acompanho desde o Hello Baby, o programa em que os conheci,isso foi em 2009. Hoje pela manhã eu acordei e a primeira coisa foi essa notícia bombástica.
    Estou sofrendo tanto com sua partida. Ele levou embora um pedaço do meu coração. Seus sorrisos,piadas, músicas tudo está gravado em minha memória.
    Eu só estou pensando agora que talvez o nosso amor de shawols não foi o suficiente pra fazê-lo ficar mais um pouco.
    Naos sabemos o que ele estava pensando ou sentindo. Mas, se era seu desejo. Que fique em paz,mesmo não estando vivo. SHINEe não será a mesma coisa sem ele.
    Os membros, a família e todas as shawols estão em choque e sem acreditar.
    Ele será meu eterno dinossauro. Meu eterno jongas. Minha estrela. E eu o amei desde o momento em que ouvi sua voz no programa.
    Eternos ídolos nunca morrem,permanecem vivos nos nosso corações. ❤❤😢💐💐⭐⭐⭐⭐⭐ ele Vai continuar brilhando onde estiver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shawols, a questão é, vocês transmitiram amor o suficiente para ele aguentar até aqui. Infelizmente, para alguém com depressão, "só amor" não é suficiente, outras coisas são necessárias aliadas a esse amor. É uma doença que machuca muito muito e mata aos pouquinhos, por isso precisamos ficar atentos às nossas pessoas queridas.
      Fighting, Yerin. Ele vai ficar bem. ´=)

      Excluir
    2. Acho que não se tratou apenas do amor dos fãs. Acho que nada disso seria suficiente para ele se ele estava se sentindo vazio. Bem, eu compreendo. Ele tinha mil e um motivos para estar feliz, mas nada disso era suficiente, e nunca seria. Pelo externo, nunca daria certo. A felicidade tem que vir de dentro. Então, eu acho, mesmo tendo milhões de fãs, isso não conseguia preencher o seu vazio interno e impedí-lo de ficar deprimido. Isso é muito triste :(

      Excluir
  3. Eu entendo completamente ele. Não me digo fã do grupo, mas eu curto algumas músicas e fiquei muito triste em saber disso. Infelizmente, nos últimos tempos, a taxa de suicídio vem aumentando e isso me entristece demais. Eu sei que ele pensou muito sobre isso, eu sei que ele estava cansado de tudo aquilo. E eu tenho o prazer de chamá-lo de guerreiro por ter aguentado por tanto tempo. Como ele disse, foi difícil. E ele foi muito forte em ter suportado por todo esse tempo. Mas, para ele, a cota de dor excedeu e ele já não conseguia mais. Eu rezo para que ele esteja em um lugar melhor, que esteja bem. Sinto muito por ele ter ido tão cedo, isso é frustrante. Mas ele não é o único nessa situação. Dói em mim saber que ele acabou por desistir. E pelo o que vi, ele recomendou as pessoas não fazerem o que ele fez (foi o que eu entendi da mensagem do texto). Não foi uma decisão fácil, e talvez ele deve ter pensado nas fãs dele. Mas eu acho que ele deve ter dito um "sinto muito, mas essa eu devo fazer por mim." Eu só espero que ele esteja num lugar bom, de verdade. Ele é um herói, um guerreiro. Hoje à noite, veremos mais uma estrelinha no céu. E ela vai brilhar para toda a eternidade, e também em nossos corações. Durma em paz, Jonghyun ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  4. Hj foi um dia beeem dificil, nao passei na prova pra facul e depois recebi uma mensagem da minha amiga com esse texto :"vai no sim eu shippo vc vai chorar quando ler a noticia." E agora eu realmente estou chorando mds...
    Que ele esteja num lugar melhor e que as velas acesas por muitas pessoas iluminem todo o seu caminho até que esteja em paz.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei muito triste com esta noticia, realmente aguentar a pressão da mídia, a correria da carreira e até mesmos as fãs não deve ser nada fácil, todos este garotos deveriam fazer acompanhamento psicológico, eles começam na carreira jovens demais. espero que isso sirva de exemplo para que a ajuda chegue mais cedo a outros ídolos kpop

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente sinto muito pelos fãs, amigos e familiares.
    Eu não sou fã de Shinee, mas foi um dos primeiros grupos do kpop que ouvi. Toda vez que ouço suas músicas sinto uma nostalgia muito grande.
    Eu fico muito triste com a notícia principalmente pela forma que esse anjo partiu. Para alguém tentar o suicídio os pensamentos e vida dessa pessoa deve estar tão dolorosa que pra ela não vale mais a pena.
    Temos que abrir os olhos pra depressão, não é brincadera.

    ResponderExcluir
  7. Nossa quando vi isso fiquei em choque.
    Estou conhecendo a banda a alguns dias e me senti meio q anestesiada, não sabia o q tava sentindo. 😢
    Muito triste pela família, amigos e desejando muita força nessa hr tão difícil! 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Nossa, eu estive tão triste o dia todo com essa notícia.
    Queria ser forte e dizer que está tudo bem, mas meu coração se aperta toda vez que lembro disso, me assusta tanto ver alguém que lutou tanto quanto eu não conseguir.
    Só fico pensando que o último sentimento dele foi o de está sozinho e desamparado, queria poder dizer: "Você foi tão forte, lutou tanto, mas as vezes a correnteza é muito forte para que vejamos a margem. Continuarei lutando por nós, descanse um pouco puppy"
    Depressão com tendência a suicídio nunca é totalmente curado, é uma batalha difícil e longa (e eu no momento creio que tão exaustiva que realmente parece não valer o esforço as vezes).
    Mas temos que manter a esperança de que vale, que não é um tempo perdido ou esforço em vão. Que vai valer a pena lá na frente. Mesmo que pareça uma mentira, fale e repita até se tornar verdade.
    Respire fundo e diga que quando acordar será melhor. Porque vai, entende? Pode não ser no dia seguinte ou no próximo, mas vai melhorar.
    É o que eu repito para passar por meus dias realmente ruins.

    Desculpe se ficou sem sentido e fugiu um pouco do trópico, eu só precisava colocar isso para fora hoje ^^

    ResponderExcluir
  9. Foi um dia realmente difícil, passei o dia pensando que meu amor não foi suficiente para ele continuar que eu tinha falhado, mas não foi isso não foi falta do meu amor ou amor de todas nós fãs, foi o desgaste foi tudo de ruim acumulado a tal ponto que ele precisou ir e me dói saber que ele foi sozinho, mas me conforto em saber que ele foi com a lhz do meu coração o guiando.

    ResponderExcluir
  10. Eu sou católico,mas meu pensamento é que Deus não nos jugará pelo nosso momento de fraqueza,não estamos fazendo isso por maldade e se por desespero,no meu coração é assim que sinto,fico muito triste em saber que alguém estava precisando de socorro e ele não foi ouvido,Nosso Deus nos ama incondicionalmente e é por isso que que eu Rita de Cássia acredito que esse meu irmão estará nos braços do nosso senhor 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻.obrigada por ter compartilhado essa notícia amiga

    ResponderExcluir
  11. Quando eu soube da noticia eu desabei em lagrimas eu posso ate não conhecer eles mas eu tenho um grande carinho por cada um deles espero que ele descanse em paz 😭😢😢😢😭😭😭

    ResponderExcluir